Mudanças Climáticas

Mudanças climáticas se refere a variações de padrão de temperatura e precipitação regional e global ao longo do tempo. O aquecimento global se refere ao aumento da temperatura média global, devido à influência do aumento das concentrações de gases de efeito estufa, independentemente de outros fatores que podem causar a mudança climática.

As mudanças climáticas naturais, de longo prazo, ocorrem em resposta à flutuações na quantidade de energia solar que atinge e permanece na Terra. As condições climáticas também variam naturalmente em resposta à eventos de curto prazo, tais como vulcões, que enviam partículas que bloqueiam a entrada de radiação solar, causando resfriamento da Terra, ou ao evento que ocorre no Oceano Pacífico conhecido como El Niño.

Além dessas causas naturais de variabilidade climática, as atividades humanas influenciam o clima de muitas maneiras. Mudanças no uso da terra, tais como a irrigação de áreas semi-áridas, pavimentação e desenvolvimento de extensas áreas urbanas, drenagem de áreas alagadas e emissões de gases de efeito estufa e aerossóis na atmosfera são exemplos de atividades humanas que podem afetar o sistema climático da Terra. Talvez a influência humana mais importante hoje em dia seja o aumento dos níveis de gases de efeito estufa na atmosfera, incluindo o dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxidos nitrosos (NOx), os quais contribuem para um aquecimento geral do nosso planeta.

A ciência de mudanças climáticas e gases de efeito estufa

Grande parte do CO2 que liberamos na atmosfera é um subproduto do uso de energia, seja por meio da queima de combustíveis para transporte, geração de energia ou outros fins. A queima de combustíveis fósseis libera dióxido de carbono à atmosfera, aumentando o carbono atmosférico e alterando o equilíbrio pré-existente de gases de efeito estufa.

Gases de efeito estufa , incluindo o CO2 e o vapor d´água , têm a propriedade de permitir que a atmosfera retenha mais energia de calor a medida que a concentração desses gases aumenta. O aumento da temperatura média global segue o mesmo caminho do aumento das emissões de gases de efeito estufa provenientes da queima de combustíveis fósseis, do desmatamento e de outras fontes, mostrando que as ações humanas estão diretamente relacionadas com o aquencimento global.

 


Navegação