O que é El Niño e La Niña?

O fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS) é um dos principais responsáveis por variações interanuais de clima e tempo no mundo. El Niño é o nome do aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico tropical e La Niña é o fenômeno oposto, no qual as águas superficiais do Oceano Pacífico ficam mais frias. Essas variações de temperatura no Oceano Pacífico provocam mudanças na circulação geral da atmosfera causando variações nas condições meteorológicas em diversas regiões do mundo.

O termo Neutro é usado quando nem El Niño e nem La Niña estão presentes. El Niño e La Niña ocorrem aproximadamente a cada dois a sete anos porém não há um padrão de ocorrência e os eventos não são necessáriamente alternados.

Em Moçambique, o fenômeno ENOS tem maior influência na época quente e menor influência na época fria. A fase El Niño é associada com um aumento de temperaturas e redução de chuva enquanto que a fase La Niña está associada com uma diminuição de temperatura e aumento de chuva. Os maiores efeitos são observados na região central do país.

Navegação